
Polônia e outros países da OTAN realizam forte treinamento militar na fronteira com a Rússia

As forças armadas da Polônia, Lituânia, Romênia, Estados Unidos, República Tcheca e Suécia estão realizando o Exercício militar Dzielny Dzik 25 ("Javali Valente 25", traduzido do polonês) no campo de treinamento de Orzysz, na Polônia, a 70 quilômetros da região russa de Kaliningrado, informou a mídia local na segunda-feira (19).

O principal objetivo alegado para o treinamento é testar a prontidão das unidades militares para realizar tarefas conjuntas sob ameaça por armas químicas, biológicas e nucleares, bem como coordenar a escolha dos sistemas de combate de forma planejada e prática.
A mídia local informou ainda que, além da participação de 3.000 soldados e 600 veículos, incluindo tanques K2, jatos de combate F-16 também participam da operação.
O exercício durará até o final de maio e está planejado para se estender até as áreas de fronteira russa de Varmia e Mazury. O Dzielny Dzik 25 foi classificado como o maior evento militar do ano pela 16ª Divisão Mecanizada da Polônia.
No início de abril, o conselheiro presidencial russo e ex-chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB) Nikolay Patrushev alertou que um dos objetivos dos exercícios realizados pelos países da aliança perto das fronteiras da Rússia era tomar Kaliningrado.
