Notícias

Trump após conversa de duas horas com Putin: 'tom e o espírito da conversa foram excelentes'

Segundo Trump, os termos para um acordo de cessar-fogo serão definidos entre Moscou e Kiev. "Eles conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais saberia", escreveu.
Trump após conversa de duas horas com Putin: 'tom e o espírito da conversa foram excelentes'Gettyimages.ru / Clive Mason

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (19) que manteve uma ligação de duas horas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que, a partir do diálogo, Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente negociações com o objetivo de alcançar um cessar-fogo e o fim do conflito.

Em publicação feita em sua rede social Truth Social, Trump escreveu:

"Acabei de concluir minha ligação de duas horas com o presidente Vladimir Putin da Rússia. Acredito que foi muito bem. A Rússia e a Ucrânia começarão imediatamente negociações em direção a um cessar-fogo e, mais importante, ao FIM da Guerra."

Segundo Trump, os termos do acordo serão definidos entre Moscou e Kiev: "As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como deve ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais saberia."

Ele também destacou o ambiente da conversa com o presidente russo: "O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fosse, eu diria agora, em vez de mais tarde."

Trump mencionou que, quando o conflito for encerrado, haverá interesse da Rússia em ampliar as relações comerciais com os Estados Unidos:

"A Rússia quer fazer comércio em larga escala com os Estados Unidos quando este catastrófico 'banho de sangue' acabar, e eu concordo. Há uma tremenda oportunidade para a Rússia criar enormes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ilimitado."

Na mesma linha, afirmou que a Ucrânia também poderá se beneficiar comercialmente durante o processo de reconstrução. "Da mesma forma, a Ucrânia pode ser uma grande beneficiária no comércio no processo de reconstrução de seu país."

Trump disse ter comunicado o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, e diversos líderes europeus sobre a decisão logo após sua conversa com Putin:

"As negociações entre a Rússia e a Ucrânia começarão imediatamente. Informei Zelensky, da Ucrânia, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o presidente Emmanuel Macron, da França, a primeira-ministra Giorgia Meloni, da Itália, o chanceler Friedrich Merz, da Alemanha, e o presidente Alexander Stubb, da Finlândia, durante uma ligação comigo, imediatamente após a ligação com o presidente Putin."

Por fim, Trump relatou que o Vaticano demonstrou interesse em sediar as conversas. "O Vaticano, representado pelo Papa, afirmou que estaria muito interessado em sediar as negociações. Que o processo comece!"