'Estamos no caminho certo': Putin sobre as negociações com a Ucrânia

A Rússia está pronta para trabalhar com Kiev sobre um possível futuro tratado de paz, disse o presidente russo comentando a conversa telefônica com o presidente norte-americano, Donald Trump.

A retomada dos contatos entre a Rússia e a Ucrânia em Istambul mostra que os lados estão se movendo na direção certa, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (19). Ele oferecia um panorama acerca da conversa telefônica de duas horas com o presidente norte-americano, Donald Trump.

"Os contatos entre os participantes da reunião e as negociações em Istambul foram retomados, o que dá motivos para acreditar que, em geral, estamos no caminho certo", declarou o presidente russo.

Ele observou ainda que é necessário "identificar os caminhos mais eficazes" para a paz.

"Concordamos com o presidente dos EUA que a Rússia proporá e está pronta para trabalhar com o lado ucraniano em um acordo sobre um possível futuro tratado de paz que defina uma série de posições, como, por exemplo, os princípios do acordo, as datas de um possível acordo de paz e assim por diante, incluindo um possível cessar-fogo por um determinado período de tempo se acordos apropriados forem alcançados", prosseguiu Putin.

Segundo ele, a questão "é que os lados russo e ucraniano demonstrem o máximo desejo de paz e encontrem oportunidades e compromissos que atendam a todos os lados".

"Ao mesmo tempo, eu gostaria de observar que, em geral, a posição da Rússia é clara. Para nós, o principal é eliminar as causas fundamentais dessa crise", reiterou o presidente russo.