Notícias

Sol ejeta um grande "cânion de fogo" (VÍDEO)

O material expulsado de um filamento solar deu origem a uma ejeção de massa coronal, que deve chegar à Terra nesta quarta-feira, causando auroras peculiares nas altas latitudes do nosso planeta.
Sol ejeta um grande "cânion de fogo" (VÍDEO)NASA/SDO

Na noite de domingo, o Observatório de Dinâmica Solar da NASA registrou a erupção de um filamento magnético no hemisfério sul do Sol, que causou um "cânion de fogo" na atmosfera da estrela, informou o SpaceWeather.

Os filamentos são arcos grandes e brilhantes de material solar e campos magnéticos, que se formam a partir da superfície visível da grande estrela. Esses objetos também são conhecidos como protuberâncias solares, quando observados a partir da borda solar.

Quando entram em erupção, os filamentos podem produzir erupções solares e ejeções de massa coronal (CMEs por seu sigla em inglês). Foi documentado que as CMEs podem ejetar enormes nuvens de plasma e campos magnéticos no sistema solar.

De acordo com o SpaceWeather, os detritos da explosão do filamento formaram uma CME de halo parcial, que foi detectada pelos instrumentos do observatório solar SOHO. Ao mesmo tempo, ele mencionou que a EMC deverá atingir o campo magnético da Terra nesta quarta-feira, de modo que auroras peculiares deverão ocorrer nas altas latitudes do nosso planeta.

Há também a possibilidade de formação de uma pequena tempestade geomagnética de classe G1, devido aos níveis ativos no campo magnético da Terra. O site EarthSky detalhou que há uma alta probabilidade de ocorrência desse distúrbio temporário, já que o equinócio da primavera está se aproximando.

Por outro lado, o físico solar Keith Strong indicou que a recente explosão de filamentos parece se estender por aproximadamente 800.000 quilômetros. Ele também observou que a explosão formou uma chama de duas fitas brilhantes.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos!