Notícias

'Saí do cinema com lágrimas nos olhos': estudante russa à RT após sessão de 'Ainda Estou Aqui'

Polina Lokhmatikova foi uma das espectadoras no tradicional cinema "Khudozhestvenny", que exibe duas sessões especiais do longa vencedor do Oscar.
'Saí do cinema com lágrimas nos olhos': estudante russa à RT após sessão de 'Ainda Estou Aqui'RT

Polina Lokhmatikova, mestranda em língua portuguesa na Universidade Linguística Estadual Maurice Therese de Moscou, foi uma das espectadoras da primeira sessão do longa 'Ainda Estou Aqui' no tradicional cinema Khudozhestvenny (Художественный), na capital russa. Ela compartilhou suas impressões sobre o filme com a RT Brasil.

"Eu não sabia tantos detalhes sobre a Ditadura no Brasil, mas agora sinto uma conexão muito maior com a história do país. Saí do cinema com lágrimas nos olhos, e acho que é um filme que todos deveriam ver", afirmou. A estudante também destacou a história "forte" retratada no filme, que a tocou "profundamente", e elogiou as atuações "incríveis".

Exibições na Rússia

As duas exibições do longa que conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no Khudozhestvenny foram agendadas para 18 e 25 de maio. Elas são fruto de uma parceria entre o cinema e a Embaixada do Brasil na Rússia.

A escolha do cinema Khudozhestvenny para sediar as sessões não é por acaso. O espaço já é conhecido na Rússia por participar de iniciativas voltadas à memória histórica, ao cinema social e ao engajamento político por meio da arte.

As sessões são realizadas em português, com legendas em russo, aproximando o público local do cinema brasileiro.

Anteriormente, a Rússia havia parabenizado o Brasil pelo Oscar, afirmando que a vitória do filme "enaltece a qualidade artística do cinema brasileiro", representando motivo de orgulho para todo o país.

  • O filme 'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, conta a história de Rubens e Eunice Paiva, vítimas da violência perpetrada pelos militares durante a Ditadura Militar brasileira.