Notícias

Será que seu cachorro realmente te ama? Confira como descobrir:

"Os cães têm uma maneira única de expressar seu amor e afeto", explica a veterinária Natasha Watson.
Será que seu cachorro realmente te ama? Confira como descobrir:Gettyimages.ru / Julia Suhareva

Muitas pessoas consideram seu cachorro um membro da família e lhe dão tanto amor e carinho quanto a qualquer outra pessoa. Por sua vez, os amigos peludos de quatro patas usam sua própria linguagem para demonstrar o quanto nos amam.

"Os cães têm uma maneira única de expressar seu amor e afeto", explicou Natasha Watson, cirurgiã veterinária da Vetfone, empresa britânica que oferece atendimento remoto para donos de animais de estimação. Ela destacou um total de 10 comportamentos que podem nos dizer o quanto nosso companheiro de quatro patas nos ama:

  • Abanar a cauda: os cães usam a cauda para expressar muitas emoções diferentes. Abaná-la lentamente de um lado para o outro é uma indicação de felicidade e contentamento. Se o cão faz isso quando nos vê, está demonstrando alegria, enquanto um abanar rápido e circular significa que ele está mais do que animado com a nossa chegada.
  • Contato visual: os cães tendem a fazer contato visual prolongado com aqueles em quem sentem confiança e afeição. O olhar deles pode desencadear a liberação de oxitocina, o chamado "hormônio do amor", tanto no animal quanto no ser humano.
  • Compartilhar brinquedos: devemos apreciar quando nosso animal de estimação nos traz um brinquedo para brincar, pois para ele esse gesto significa um enorme nível de confiança e amor.

  • Proximidade: os cães buscam a companhia de pessoas queridas e tendem a buscar apoio naqueles com quem se sentem confortáveis. Também procuram carinhos e abraços, pois isso facilita a liberação de feromônios que proporcionam segurança.
  • Seguir pessoas: Esse comportamento pode ser um sinal de lealdade, pois nos mostram que precisam de nossa proximidade e nos consideram parte de sua matilha.
  • Sinais vocais: os cães não hesitam em "falar" com seus donos para expressar suas emoções ou simplesmente para chamar atenção. Para isso, recorrem a latidos ou "choramingos". Podemos interpretar seus sons como um sinal de amor e apego de nosso amigo durante um momento de emoção.
  • Saltar: muitos cães têm o hábito de pular em nós quando querem demonstrar afeto, além de expressar sua alegria ao nos ver ou buscar diretamente nossa proximidade.
  • Obedecer: embora possa ser difícil de acreditar, os cães adoram agradar seus donos e obedecer a seus comandos. Sua disposição em obedecer demonstra confiança e o desejo de nos fazer felizes, além de nos deixar orgulhosos. Portanto, treiná-los regularmente e dar-lhes uma recompensa os deixa mais do que felizes.
  • Sensação de emoções: nossos amigos de quatro patas são seres muito empáticos e sabem como perceber as emoções das pessoas ao seu redor. O fato de um cão refletir as emoções de seu dono é um sinal direto de amor por ele. Para demonstrar isso, são capazes de ajustar seu comportamento de acordo com o fato de seu dono estar triste ou feliz.