O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta de viagem para três dos principais destinos europeus: Alemanha, Espanha e Reino Unido.
Segundo a nova atualização divulgada pelo órgão, os três países passaram a ser classificados com o nível 2 de ameaça, o que significa que cidadãos norte-americanos devem "extremar a precaução" ao visitá-los.
O motivo principal da elevação do nível de alerta é o risco de atentados terroristas. Segundo o Departamento de Estado, há informações de que grupos terroristas continuam planejando possíveis ataques contra espaços turísticos e públicos nas três nações europeias. As ações, segundo o aviso oficial, podem ocorrer "com pouca ou nenhuma advertência".
No caso da Espanha, o alerta também chama atenção para a possibilidade de "distúrbios civis", atribuídos a "problemas políticos ou econômicos". Embora o foco principal do aviso seja o terrorismo, esse acréscimo evidencia uma preocupação mais ampla com a estabilidade e segurança interna do país.
Para o Reino Unido, o Departamento de Estado acrescenta que "também existe o risco de violência isolada por parte de grupos dissidentes na Irlanda do Norte, centrada principalmente em objetivos policiais e militares".
O governo norte-americano orienta que os turistas estejam atentos, principalmente ao frequentar locais turísticos populares e espaços públicos com grande circulação de pessoas.
Apesar de não recomendar que viagens sejam canceladas, a orientação é para que os visitantes adotem medidas de segurança adicionais, mantenham-se informados sobre os riscos locais e sigam as instruções das autoridades locais durante sua estadia.
A classificação de nível 2 não é a mais alta na escala de alerta dos EUA. O sistema conta com quatro níveis:
Nível 1 – Tome precauções normais
Nível 2 – Tome precauções adicionais
Nível 3 – Reconsidere a viagem
Nível 4 – Não viaje