
Turquia descobre megacampo de gás no Mar Negro avaliado em US$ 30 bilhões

A Turquia anunciou neste sábado (17) a descoberta de um novo e gigantesco campo de gás natural no Mar Negro, com reservas estimadas em 75 bilhões de metros cúbicos.
Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o valor do recurso encontrado é de cerca de 30 bilhões de dólares. "Descobrimos uma nova reserva de gás natural de 75.000 milhões de metros cúbicos. Com essa quantidade, poderemos satisfazer a demanda residencial durante aproximadamente 3,5 anos", declarou Erdogan, de acordo com a agência estatal Anadolu.
A descoberta é estratégica para os planos do governo turco de reduzir a dependência externa em energia. Erdogan reafirmou o compromisso de tornar o país energeticamente autossuficiente:

"Seguiremos nosso caminho sem parar, sem descansar e sem dar ouvidos às críticas nem aos obstáculos até alcançarmos nosso objetivo de uma Turquia totalmente independente do ponto de vista energético", afirmou.
Atualmente, a Turquia importa cerca de 50 bilhões de metros cúbicos de gás por ano, sendo 70% desse total transportado por gasodutos.
O país depende fortemente do fornecimento externo, com a Rússia como principal fornecedor, respondendo por 42% das importações. Em seguida vêm:
Azerbaijão (20%)
Argélia (11%)
Irã (10%)
Estados Unidos (8%)
