Notícias

Ucrânia perde centenas de milhões de dólares em compras de armas de fornecedores duvidosos

Algumas empresas desapareceram quando Kiev transferiu pagamentos antecipados para elas.
Ucrânia perde centenas de milhões de dólares em compras de armas de fornecedores duvidososLegion-Media / Olena Bartienieva

A Ucrânia perdeu centenas de milhões de dólares ao comprar armas de fornecedores duvidosos, informou o Financial Times na sexta-feira, de acordo com sua própria investigação.

De acordo com a publicação, Kiev pagou US$ 770 milhões antecipadamente a comerciantes estrangeiros por armas e munições que nunca foram entregues. Isso constitui uma parte significativa de seu orçamento de defesa.

Em um caso, Kiev assinou um contrato em 2022 com uma loja de armas pequenas no Arizona por 49 milhões de euros (US$ 55 milhões) para fornecer armas ao Exército, pagou um adiantamento, mas a munição nunca chegou.

Algumas das empresas estrangeiras, por sua vez, alegam ter sido vítimas de brigas internas e corrupção por parte de funcionários ucranianos e corretores de armas estatais, que podem ser responsáveis por alguns dos milhões perdidos.

A publicação observa que a situação atual preocupa os aliados da Ucrânia no G7. Kiev tem se esforçado para acalmar os temores de seus parceiros, lançando investigações sobre uma dúzia de contratos com empresas estrangeiras e abrindo processos criminais contra funcionários. Entretanto, como observa o FT, em quase nenhum dos casos foram apresentadas acusações.