Notícias

Trump ataca Zelensky e questiona bilhões enviados pelos EUA: 'Mandamos dinheiro, onde está?'

Presidente dos EUA acusa líder do regime de Kiev de desperdiçar ajuda americana e cobra transparência sobre bilhões enviados à Ucrânia.
Trump ataca Zelensky e questiona bilhões enviados pelos EUA: 'Mandamos dinheiro, onde está?'Gettyimages.ru / Diy13

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar duramente o envio de recursos à Ucrânia e cobrou mais transparência sobre o destino do dinheiro repassado a Kiev.

Em entrevista à Fox News, Trump afirmou que Zelensky, líder do regime de Kiev, é o "melhor vendedor do mundo", já que "cada vez que [ele] vem a Washington, sai com 100 milhões de dólares".

Trump também criticou a falta de transparência sobre os recursos enviados pelos Estados Unidos à Ucrânia, sugerindo que o dinheiro pode ter sido desperdiçado

Segundo ele, o Congresso americano também está insatisfeito com a situação. "O Congresso está muito incomodado. Eles se perguntam para onde foi todo esse dinheiro. Mandamos cheques, mandamos dinheiro. Onde está?", questionou. 

O republicano demonstrou irritação com o que considera um desperdício dos recursos públicos: "Me sentia incomodado toda vez que enviavam esses cheques enormes", disse ao pontuar que não entendia pra onde o dinheiro estava sendo destinado.

Ainda na entrevista, Trump afirmou que "a capacidade de Zelensky está sendo reduzida" e criticou o desequilíbrio no esforço entre os Estados Unidos e os aliados europeus. "Eles gastaram 100 bilhões de dólares, nós 350 bilhões. Não deveria ser assim. Deveria ter sido o contrário", argumentou.

"Essa é a guerra de Biden, não minha"

A crítica não é nova. Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, Trump vem se posicionando contra o que considera um apoio financeiro desmedido dos EUA ao governo de Zelensky.

Em uma reunião de gabinete realizada em 30 de abril, ele voltou a reforçar essa posição: "Quando cheguei aqui, perguntei: 'Quanto dinheiro demos à Ucrânia?' O valor real é de cerca de 350 bilhões de dólares. Isso é impensável. E não tínhamos nenhuma garantia. Não tínhamos nada. Só despejamos dinheiro lá, dinheiro sem garantias, colocando-o em bancos. E qualquer um poderia ter sacado". 

Segundo Trump, esse cenário é resultado direto da política de Joe Biden: "Demos dinheiro como se estivéssemos jogando pela janela. E isso foi feito por Biden. Essa é a guerra de Biden. Essa não é a guerra de Trump. Estou tentando sair". 

Divergência de números

Em diversas ocasiões, Zelensky negou que os valores repassados pelos EUA sejam tão altos quanto os divulgados pela Casa Branca.

Recentemente, o líder do regime de Kiev estimou que o país recebeu cerca de 105 bilhões de dólares em armas e outras formas de assistência.

No entanto, em fevereiro, ele chegou a afirmar que só haviam sido entregues cerca de 76 bilhões de dólares e disse não saber exatamente onde foi parar o restante dos recursos prometidos.