Notícias

Ucrânia admite ter perdido outro F-16

A Força Aérea Ucraniana informou que uma "situação de emergência a bordo" havia ocorrido durante uma missão defensiva, forçando o piloto a se ejetar.
Ucrânia admite ter perdido outro F-16Gettyimages.ru / Gord Zam

A Força Aérea da Ucrânia confirmou nesta sexta-feira (16) a perda de mais um caça F-16 durante uma operação de combate. Com isso, já são três aeronaves do modelo abatidas ou inutilizadas desde que o país passou a operar o jato de fabricação norte-americana, confirmaram as Forças Armadas ucranianas.

O incidente ocorreu por volta das 3h30 (horário local), enquanto o jato participava de uma missão para interceptar um ataque aéreo russo. Segundo as autoridades, o piloto conseguiu neutralizar três alvos e engajava uma quarta aeronave com o canhão do caça, quando uma falha técnica obrigou o desligamento da operação.

Antes de se ejetar, o militar desviou o avião de áreas habitadas. Ele foi resgatado por uma equipe de busca e passa bem, de acordo com a nota oficial.

Uma comissão foi formada para investigar o caso e apurar as causas da falha que levou à perda da aeronave.

Perdas crescentes dos F-16

A Ucrânia recebeu os primeiros dez F-16 em agosto de 2024, por meio de uma coalizão liderada por Dinamarca e Países Baixos. Na ocasião, foi anunciado que o país receberia outras 20 aeronaves até o fim daquele ano e que, em 2025, a frota total poderia chegar a 79 unidades. Os pilotos ucranianos passaram por treinamento nos Estados Unidos e em países europeus.

O primeiro caça F-16 foi perdido em 29 de agosto de 2024, durante a resposta a um grande ataque com mísseis. O piloto morreu na ocasião.

A deputada ucraniana Maryana Bezuglaya afirmou na época que o avião teria sido abatido por engano por um sistema de defesa aérea Patriot das próprias forças ucranianas. Ela chegou a acusar os militares de tentarem encobrir o caso.

Já o segundo F-16 caiu em 12 de abril de 2025, também durante uma missão de combate. O piloto, Pavel Ivanov, não resistiu. Ele foi homenageado postumamente com o título de Herói da Ucrânia.