Notícias

Papa Leão XIV defende família tradicional e casamento entre homem e mulher

Em discurso oficial, Sumo Pontífice destacou a importância da família na construção de sociedades harmônicas e criticou valores promovidos pelo Ocidente.
Papa Leão XIV defende família tradicional e casamento entre homem e mulherVatican Media/Vatican Pool - Corbis/Getty Images

O papa Leão XIV afirmou nesta sexta-feira (16) que a família fundada na união entre um homem e uma mulher é essencial para a construção de sociedades harmoniosas. A declaração foi feita durante seu primeiro discurso oficial ao corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, no Vaticano.

"É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, sobretudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher", declarou o pontífice.

A fala reafirma a posição tradicional da Igreja Católica em relação ao casamento e foi interpretada como um sinal de continuidade com o posicionamento de papas anteriores. Leão XIV também reiterou a oposição da Igreja ao aborto e destacou a importância de proteger os mais vulneráveis da sociedade, como não nascidos, idosos, doentes, desempregados e imigrantes.

Críticas ao Ocidente

Durante o Sínodo sobre a Nova Evangelização, realizado em 2012, Robert Francis Prevost, criticou a postura da mídia ocidental, que segundo ele promovia simpatia por estilos de vida considerados incompatíveis com a doutrina católica. Entre os exemplos citados estavam o apoio a relações entre pessoas do mesmo sexo e a formação de famílias alternativas, incluindo casais homoafetivos com filhos adotivos.

Anos depois, ao ser questionado pelo Catholic News Service, em 2023, sobre uma possível mudança de visão diante da liderança do papa Francisco, Prevost indicou que "houve um desenvolvimento no sentido da necessidade de a Igreja ser aberta e acolhedora".