Notícias

Aprenda como melhorar sua caminhada para obter mais benefícios para a saúde

Especialistas compartilham dicas sobre as melhores técnicas e rotinas a serem seguidas ao praticar essa atividade física simples.
Aprenda como melhorar sua caminhada para obter mais benefícios para a saúdeGettyimages.ru / Jordan Siemens

O exercício é fundamental para o bem-estar físico e mental. A caminhada é um dos exercícios mais fáceis para atingir o nível necessário de atividade diária. Para que esse treinamento seja eficaz, é importante levar em conta alguns detalhes, como técnicas e intensidade.

A caminhada é a atividade física preferida de milhões de pessoas em todo o mundo. Ela não requer equipamentos, pode ser praticada em praticamente qualquer lugar e oferece inúmeros benefícios, como melhorar a saúde do coração, fortalecer o sistema imunológico e ajudar a controlar o peso corporal. Ela também contribui para o bom humor.

"Caminhar é uma ótima maneira de obter os 150 minutos recomendados de exercícios de intensidade moderada por semana, e os treinos podem ser adaptados a qualquer nível de condicionamento físico", afirma Lauren Elson, editora médica do Relatório Especial de Saúde de Harvard "Caminhada pela Saúde". 

No entanto, às vezes isso se torna muito rotineiro ou até entediante, por isso vários especialistas compartilharam seus conselhos sobre as melhores técnicas e práticas possíveis para obter os maiores benefícios à saúde.

Treinamento com intervalos

Caminhe em um ritmo mais rápido do que o normal por períodos curtos, alternando com um ritmo mais lento. Um bom começo pode ser caminhar por três a quatro minutos em um ritmo regular e, em seguida, em um ritmo acelerado por 30 segundos, repetindo a sequência de cinco a dez vezes.

Adicione resistência

Subir morros e escadas fortalece os músculos das pernas e melhora a resistência. Recomenda-se incorporar essa atividade em sua rotina de caminhada por um a dois minutos.

Exercícios com peso corporal

A cada cinco minutos, você pode integrar de 10 a 20 passadas, agachamentos ou flexões para combinar treinamento cardiovascular e de força.

Bastões de caminhada

O uso de bastões de caminhada ativa os músculos dos braços, das costas, dos ombros e do tronco, além de melhorar a resistência.

Carregamento de peso extra

Adicionar peso extra, entre dois e quatro quilos, às caminhadas pode fortalecer os músculos das pernas e aumentar a intensidade cardiovascular do exercício.