O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira (16) que é fundamental uma preparação adequada para um possível encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Uma cúpula é sempre precedida por negociações entre especialistas, consultas e uma preparação longa e intensa. Especialmente se estivermos falando da cúpula entre os presidentes da Federação Russa e dos EUA", declarou o porta-voz em comunicado à imprensa.
Peskov destacou ainda que uma reunião entre Putin e Trump "é indubitavelmente necessária".
"É necessário, em primeiro lugar, do ponto de vista das relações bilaterais russo-americanas, bem como do ponto de vista da discussão, uma conversa séria no mais alto nível sobre questões internacionais, sobre problemas regionais, incluindo, é claro, a crise em torno da Ucrânia", disse.
Também nesta sexta (16), Trump afirmou que "talvez ligue" para Putin para discutir uma possível solução para o conflito ucraniano.
Ao ser questionado por repórteres sobre um eventual encontro com o presidente russo, após concluir viagem aos Emirados Árabes Unidos, Trump disse que o mundo estaria “muito mais seguro” em “duas ou três semanas”.