Notícias

Rússia na ONU: "EUA se opõem ao consenso internacional sobre o cessar-fogo em Gaza"

O diplomata acusou os EUA de tentar "usurpar o processo de acordo no Oriente Médio".
Rússia na ONU: "EUA se opõem ao consenso internacional sobre o cessar-fogo em Gaza"Gettyimages.ru / David Dee Delgado

O representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, criticou nesta sexta-feira os Estados Unidos e Israel por se oporem às intenções da comunidade mundial em relação a um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"Infelizmente, nossas numerosas tentativas, juntamente com pessoas que pensam da mesma forma, de fazer com que o Conselho de Segurança [da ONU] adote uma resolução pedindo um cessar-fogo imediato e abrangente, pelo menos para fins humanitários, sofrem forte oposição dos EUA [...] Na verdade, os EUA continuam sendo o único Estado no mundo, além de Israel, que se opõe ao consenso internacional sobre a irreversibilidade de uma cessação humanitária das hostilidades em Gaza", disse Nebenzya durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU.

O diplomata ainda acusou os EUA de tentar "usurpar o processo de acordo no Oriente Médio". "É inteiramente culpa dos EUA que o Conselho de Segurança, como principal órgão da ONU para a manutenção da paz e da segurança internacionais, não tenha conseguido cumprir seu mandato direto por três meses. Essa inaceitável situação revela os óbvios padrões duplos de nossos colegas americanos em relação às crises em Gaza e em outras regiões do mundo", expressou.