Notícias

ONU recusa plano de ajuda humanitária proposto pelos EUA em Gaza

Organização afirma que operação não respeita princípios de neutralidade, imparcialidade e independência.
ONU recusa plano de ajuda humanitária proposto pelos EUA em GazaGettyimages.ru / Moiz Salhi

A Organização das Nações Unidas declarou nesta quinta-feira (15) que não participará do plano humanitário proposto pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza, informou o jornal Al Jazeera.

Segundo a entidade, a proposta não é imparcial, neutra ou independente. A iniciativa, que deverá começar até o fim de maio, contará com a facilitação de Israel, que, apesar disso, não participará diretamente da entrega dos suprimentos.

“Este plano de distribuição não está de acordo com nossos princípios básicos, incluindo os de imparcialidade, neutralidade e independência, e não participaremos dele”, afirmou o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq.

A proposta prevê a criação da Fundação Humanitária de Gaza, criticada pelo chefe humanitário da ONU, Tom Fletcher, como um "pretexto para mais violência e deslocamentos" de palestinos.

Na declaração à imprensa na Turquia, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, elogiou as críticas e afirmou que Washington está aberto a alternativas para garantir que a ajuda chegue aos civis  "sem que o Hamas possa desviá-la". "Não somos insensíveis ao sofrimento do povo de Gaza”, disse Rubio após reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O governo israelense, por sua vez, reiterou que não irá financiar o projeto, mas facilitará sua execução. "Apreciamos o esforço dos Estados Unidos. Facilitaremos, mas não seremos os responsáveis ​​por distribuir a ajuda", declarou o embaixador israelense na ONU, Danny Danon.

Bloqueio de ajuda humanitária 

Desde 2 de março, Israel bloqueou o envio de ajuda humanitária ao território, alegando que o Hamas roubou os suprimentos, acusação negada pelo grupo. Israel condicionou a retomada da ajuda à liberação de todos os reféns mantidos pelo Hamas.

Segundo o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, a organização já possui um plano sólido e baseado em princípios para fornecer ajuda humanitária em larga escala e com rapidez em Gaza.