Notícias

Houthis lançam novo míssil hipersônico contra principal aeroporto de Israel

Ataque teria interrompido atividades no aeroporto Ben Gurion por quase uma hora.
Houthis lançam novo míssil hipersônico contra principal aeroporto de IsraelLegion-media.ru / ZUMA Press, Inc.

O movimento rebelde Houthis, do Iêmen, voltou a atacar o aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, nesta quinta-feira (15), utilizando um míssil balístico hipersônico. A informação foi divulgada pelo porta-voz militar do grupo, general da brigada Yahya Saree.

Segundo Saree, o ataque atingiu o alvo e causou paralisação nas operações do aeroporto por cerca de uma hora, além de provocar pânico na população local. "O míssil conseguiu atingir seu objetivo, obrigando milhões de ocupantes sionistas a se refugiar", declarou. O movimento já havia atacado o aeroporto Ben Gurion no início de maio.

O grupo vinculou a ação aos desdobramentos do conflito na Faixa de Gaza. Para os rebeldes, trata-se de uma resposta à ofensiva israelense no território palestino. "As Forças Armadas [do Iêmen], junto com todo o povo livre da nação, se encontram diante de uma grande responsabilidade religiosa, moral e humanitária", afirmou o porta-voz.

Saree também indicou que os ataques devem continuar e que o objetivo é pressionar pelo fim das operações militares israelenses, tanto em Gaza quanto nas rotas aéreas e marítimas da região. O grupo afirmou buscar "a proibição da navegação aérea" no aeroporto Ben Gurion e "da navegação nos mares Vermelho e Arábico".

As Forças de Defesa de Israel haviam informado anteriormente que sirenes foram acionadas em várias partes do país após a detecção de projéteis vindos do Iêmen. Um dos lançamentos foi interceptado, segundo o exército israelense.