Notícias

Israel ataca com mísseis os arredores de Damasco

A defesa antiaérea síria interceptou alguns dos projéteis.
Israel ataca com mísseis os arredores de DamascoGettyimages.ru / Ofer Zidon/Stocktrek Images

As forças de Tel Aviv lançaram um ataque aéreo contra o território sírio às 02:10 (horário local) desta terça-feira, informa a Sana, citando uma fonte militar.

De acordo com a fonte, "o inimigo israelense" realizou sua "agressão" a partir do "Golã sírio ocupado", direcionando-a a vários alvos militares na zona rural de Damasco.

Durante o ataque, os sistemas de defesa aérea da Síria entraram em operação e derrubaram alguns dos projéteis. O ataque causou apenas danos materiais.

Esse não é o primeiro ataque das Forças de Defesa de Israel em território sírio, já que o Exército de Tel Aviv lançou mísseis repetidamente contra a infraestrutura síria.

Nesse contexto, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad, alertou em fevereiro que Damasco travou várias guerras contra Israel e está preparado para entrar em novas batalhas. "Mas somos nós que decidimos quando e como", sublinhou. 

O Alto Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, declarou que"o Oriente Médio é um caldeirão que pode explodir" e que "todos" devem "tentar evitar que a situação na região se torne explosiva".

Suas palavras foram apoiadas pelo Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que observou que o Oriente Médio está passando por um "momento incrivelmente volátil". "Eu diria que não vimos uma situação tão perigosa quanto a que estamos enfrentando agora em toda a região desde pelo menos 1973, e possivelmente até antes", detalhou Blinken.