O presidente dos EUA Donald Trump informou em coletiva de imprensa na quinta-feira (15), que pediu diretamente ao CEO da Apple, Tim Cook, que parasse de construir fábricas em solo indiano, relata a CNBC .
Trump expressou publicamente sua insatisfação com os planos da Apple de transferir grande parte de sua produção de iPhones para a Índia em meio à guerra tarifária global. "Tive um pequeno problema com Tim Cook ontem", disse o presidente. "Eles estão construindo por toda a Índia. Eu não quero que vocês construam na Índia", acrescentou.
Trump tenta fazer com que a fabricação de produtos retorne a solo norte-americano. O presidente revelou que, após a conversa, a Apple concordou em "aumentar" sua produção nos EUA.
"Eu disse a ele: 'Tim, olha, nós te tratamos muito bem. Durante anos, toleramos todas as fábricas que você construiu na China, agora você pode construí-las aqui [nos EUA]'", disse o presidente.
Alguns especialistas consideram improvável que a gigante da tecnologia transfira a produção para os Estados Unidos devido ao aumento do preço final do produto, estimado entre US$ 1.500 e US$ 3.500.
As declarações do presidente fazem parte de sua política comercial protecionista, que inclui a imposição de tarifas e restrições a empresas norte-americanas que transferem suas operações para fora dos Estados Unidos. Ele destacou que a Índia é "uma das nações com tarifas mais altas do mundo" e que Nova Déli ofereceu um acordo aos EUA, afirmando que estava "disposta a literalmente não nos cobrar tarifas".
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.