Alemanha e Reino Unido desenvolverão armamento de 'ataque profundo'

A arma terá um alcance de mais de 2.000 quilômetros; iniciativa teria como objetivo "fortalecer cooperação militar na Europa".

Reino Unido e Alemanha estão desenvolvendo em conjunto uma nova arma de ataque de longo alcance, segundo informou nesta quinta-feira (15) a agência Reuters, com base em comunicado do governo britânico. A iniciativa faz parte dos esforços para intensificar a cooperação militar no continente.

O comunicado não detalha o cronograma nem o orçamento do projeto, mas afirma que o armamento terá alcance superior a 2.000 quilômetros.

A parceria para o desenvolvimento da nova arma está prevista em um acordo de defesa bilateral assinado no ano passado, no qual os dois países se comprometeram a criar novos sistemas militares e reforçar a capacidade de defesa da Europa.

O anúncio oficial do projeto será feito durante encontro entre o ministro da Defesa do Reino Unido, John Healey, e o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, em Berlim.

"Essa parceria nos ajuda a transformar a defesa em um motor de crescimento, criando empregos, melhorando as habilidades e atraindo investimentos no Reino Unido e na Alemanha", afirmou Healey.