Notícias

Lavrov descreve as conversas russo-ucranianas em Istambul como 'intrigantes'

As delegações de Rússia e Ucrânia se reúnem na cidade turca de Istambul nesta quinta-feira para suas primeiras conversas desde 2022.
Lavrov descreve as conversas russo-ucranianas em Istambul como 'intrigantes'Sputnik / Sergei Guneev

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, classificou como "intrigantes" as negociações sobre o conflito na Ucrânia marcadas para esta quinta-feira (15), em Istambul.

"É claro que agora todos estão falando sobre a Ucrânia por causa da intriga que está ocorrendo em Istambul, literalmente nessa hora e nesse minuto", afirmou Lavrov.

Delegações da Rússia e do regime ucraniano se reúnem na cidade turca para a primeira rodada de conversas desde 2022. O encontro ocorre após o presidente russo, Vladimir Putin, propor na semana passada a retomada de negociações diretas com Kiev, sem exigências prévias.

Putin afirmou que Moscou jamais abandonou o diálogo, e que a interrupção partiu da Ucrânia, ao se retirar das tratativas anteriores.

A delegação russa é liderada por Vladimir Medinsky, assessor do presidente Putin, e "está pronta para um trabalho sério", segundo declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, que anteriormente havia descartado a retomada das negociações, também está na Turquia.