Notícias

Assessor britânico viaja à Turquia para aconselhar Zelensky nas negociações com a Rússia

Nas conversas de 2022, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson persuadiu Kiev a não aceitar um acordo de paz e continuar com o conflito, interrompendo as negociações com a Rússia.
Assessor britânico viaja à Turquia para aconselhar Zelensky nas negociações com a RússiaAP / Stephanie Lecocq

O conselheiro de Segurança Nacional do Reino Unido, Jonathan Powell, vai orientar o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, nas negociações com a Rússia, informou o jornal britânico The Guardian nesta quinta-feira (15).

A expectativa é que Powell se encontre com Zelensky na Turquia, onde estão previstas as conversas entre representantes de Moscou e Kiev.

"O conselho constante de Powell é não fazer nada para alienar Trump, mas incentivar o presidente dos EUA a perceber que Putin é o obstáculo à paz", alega o jornal.

Déjà vu? 

Nas negociações diretas realizadas entre Rússia e Ucrânia em 2022, também em Istambul, o então premiê britânico Boris Johnson teria persuadido Kiev a rejeitar um acordo diplomático e prosseguir com a guerra.

"Além disso, quando voltamos de Istambul, Boris Johnson foi a Kiev e disse que não assinaríamos nada com eles. E que 'estamos indo para a guerra'", disse em 2023 David Arakhamia, que chefiava a delegação ucraniana na época.

Retomada das negociações

As novas conversas entre Moscou e Kiev estão marcadas para esta quinta-feira (15). A proposta de retomada partiu do presidente russo, Vladimir Putin, que sugeriu reiniciar o diálogo em Istambul, mesmo local onde as tratativas foram interrompidas em 2022. A delegação russa será chefiada por Vladimir Medinsky, assessor de Putin e também líder da equipe nas negociações anteriores.