Notícias

Borrell: "Gaza era a maior prisão a céu aberto, hoje é o maior cemitério a céu aberto".

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores de Israel instou o alto funcionário europeu a "parar de atacar Israel e reconhecer seu direito à autodefesa".
Borrell: "Gaza era a maior prisão a céu aberto, hoje é o maior cemitério a céu aberto".Gettyimages.ru / Ahmad Hasaballah

As ações das tropas israelenses na Faixa de Gaza transformaram o enclave no maior "cemitério a céu aberto", disse o Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, em uma coletiva de imprensa realizada segunda-feira.

"Antes da guerra, Gaza era a maior prisão a céu aberto. Hoje é o maior cemitério a céu aberto. Um cemitério para dezenas de milhares de pessoas, e também um cemitério para muitos dos princípios mais importantes do direito humanitário", disse Borrell.

O oficial sênior também acusou Tel Aviv de usar a fome da população do enclave como uma "arma de guerra", impedindo a entrada de caminhões de ajuda humanitária. "Em Gaza, não estamos mais à beira da fome, estamos em um estado de fome que afeta milhares de pessoas. Isso é inaceitável. Israel está causando a fome", enfatizou.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, rejeitou essas acusações, dizendo que Tel Aviv "permite que uma grande quantidade de ajuda humanitária entre em Gaza". "É hora de [...] Josep Borrell parar de atacar Israel e reconhecer nosso direito de autodefesa diante dos crimes do Hamas", escreveu ele em sua conta no X.