Cientistas da Universidade Sechenov da Rússia desenvolveram a primeira vacina contra a alergia a gatos, que se encontra em fase de ensaios clínicos em humanos, segundo informou recentemente a instituição à revista Forbes.
O imunizante desenvolvido pela equipe de pesquisadores, em colaboração com especialistas da Universidade Médica de Viena, alcançou uma eficácia de até 85% na redução da reação alérgica a gatos, após múltiplos experimentos. De acordo com os cientistas, os resultados superam aqueles obtidos até agora por medicamentos de imunoterapia específica contra alérgenos.
Atualmente, as duas variantes mais promissoras foram selecionadas para seguir para a fase de testes clínicos em humanos. Ademais, foi comprovado que a vacina não atua somente contra alérgenos felinos, mas também suprime parcialmente a reação ao principal alérgeno canino, Can f1, e ao equino, Equ c1.
Segundo um artigo sobre a investigação, publicado na revista Allergy, os gatos são uma das principais fontes de alérgenos, sendo responsáveis por casos de rinite e asma alérgica na Europa, Ásia e América. Tais reações são provocadas, principalmente, pelas proteínas Fel d1, Fel d4 e Fel d7, secretadas pelas glândulas salivares e sebáceas desses animais.