Notícias

Nigéria dialoga com Petrobras para exploração de petróleo em águas profundas

A informação é do ministro das Relações Exteriores nigeriano. A estatal brasileira declarou em fevereiro que estava promovendo diálogos com empresas do setor, buscando comprar ativos no continente africano e fortalecer sua presença na região.
Nigéria dialoga com Petrobras para exploração de petróleo em águas profundasGettyimages.ru / Fabio Teixeira/Anadolu Agency

O ministro das Relações Exteriores da Nigeria, Yusuf Tuggar, comunicou nesta quarta-feira (14) que o governo nigeriano discute a possibilidade da Petrobras explorar petróleo em águas profundas na costa do país africano.

"A Petrobras não está mais atuando na Nigeria, mas está muito interessada em voltar à Nigéria. Eles disseram que querem uma área de fronteira em águas profundas", afirmou Tuggar em um comunicado do gabinete do vice-presidente, citado pela agência Reuters.

De acordo com o veículo, a Nigéria busca fortalecer os vínculos com o Brasil, nas áreas de energia, saúde, cultura e agricultura. No início de 2025, o país africano tornou-se um parceiro do BRICS.

A estatal brasileira declarou em fevereiro que estava promovendo diálogos com empresas do setor, como ExxonMobil, Shell e TotalEnergies, buscando comprar ativos no continente africano e fortalecer sua presença na região.

A Petrobras começou suas operações na Nigéria em 1998, explorando águas profundas na costa do Delta do Níger. Há 10 anos atrás, a empresa vendeu sua parte e cessou a operação no local.

Brasil e aproximação com África Ocidental

No final de janeiro, o Brasil realizou uma Missão Empresarial à África Ocidental, organizada pelo Itamaraty e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Além disso, contou com a participação do Mapa, Fiocruz, Embrapa, Sebrae, ABGF, Afrochamber e Banco do Brasil.

O evento reuniu mais de 40 empresas brasileiras dos setores de agropecuária, saúde, defesa, maquinário, etanol e construção, conforme divulgado pelo setor de comunicação da Apex. A reunião contou com a presença de ministros nigerianos de Comércio, Indústria e Investimento, Agricultura e Segurança Alimentar, e Pecuária.