
Trump não viajará à Turquia para participar das negociações entre Rússia e Ucrânia

O presidente dos EUA, Donald Trump, não viajará a Istambul, na Turquia, para as negociações entre a Rússia e a Ucrânia programadas para esta quinta-feira, informou a Sky News, citando um funcionário anônimo dos Estados Unidos.
Anteriormente, o mandatário norte-americano declarou que sua agenda não o impediria de realizar uma possível reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na Turquia.

"O dia de amanhã está totalmente ocupado, vocês entendem. Mas estou pronto [para mudar a agenda] para salvar vidas", disse.
Enquanto isso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, desembarcou na cidade turca de Antalya para participar de uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores da OTAN. Espera-se que ele viaje a Istambul para participar dos diálogos.
Delegação russa
A Rússia anunciou nesta quarta-feira a composição da delegação que participará das negociações com a Ucrânia, no dia 15 de maio, em Istambul. A lista foi aprovada pelo presidente russo, Vladimir Putin.
O assessor de Putin, Vladimir Medinsky, liderará a delegação russa na cidade turca para as negociações de paz com representantes ucranianos. Anteriormente, ele liderou as negociações em 2022, antes da Ucrânia se retirar dos diálogos para a paz.
A delegação também inclui Mikhail Galuzin, vice-ministro das Relações Exteriores; Igor Kostiukov, chefe da Diretoria Geral do Estado-Maior das Forças Armadas; e Aleksandr Fomin, vice-ministro da Defesa.
