Notícias

10 anos juntos: A Rússia comemora a reunificação com a Crimeia

A reincorporação da península se tornou realidade após um referendo popular em 2014, no qual 96,77% dos eleitores votaram a favor.
10 anos juntos: A Rússia comemora a reunificação com a CrimeiaRT

A Rússia comemora nesta segunda-feira, 18 de março, o 10º aniversário da reunificação com a Crimeia. Um grande concerto dedicado ao evento está sendo realizado no centro de Moscou, na Praça Vermelha.

O presidente russo, Vladimir Putin, discursou durante o concerto, afirmando que a "Crimeia não é apenas um território da importância estratégica, não é apenas nossa história, nossas tradições e o orgulho da Rússia, a Crimeia é, antes de tudo, o povo".

Putin observou que, quando a Crimeia foi reintegrada à Rússia, os residentes de Donbass também expressaram seu desejo de "voltar para a família". "Seu caminho para a pátria foi muito mais difícil e trágico, mas ainda assim conseguimos. E esse também é um grande evento na história do nosso Estado", declarou. 

O referendo histórico foi realizado em 17 de março de 2014, no qual 96,77% dos participantes votaram a favor da reintegração da Crimeia à Rússia. O comparecimento ao referendo foi superior a 83%.

O mandatário também falou no contexto de sua vitória nas eleições presidenciais russas, que ocorreram de 15 a 17 de março e registraram um comparecimento recorde de 77,44% na história moderna da Rússia. 

No entanto, Kiev tem declarado repetidamente que um de seus principais objetivos é recuperar seu poder sobre a península, inclusive por meios militares.