Notícias

Confira estes aliados inesperados que auxiliam na longevidade

De acordo com os pesquisadores, consumir estes produtos no café da manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardíacas em 18% e de câncer em 11%.
Confira estes aliados inesperados que auxiliam na longevidadeGettyimages.ru / Petar Chernaev

Adicionar frutas secas à dieta pode aumentar a chance de viver mais e melhor, de acordo com um novo estudo em larga escala realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Anhui, na China.

O grupo de pesquisadores descobriu que comer frutas secas no café da manhã reduz o risco de morte por doenças cardíacas em 18% e de câncer em 11%. Para o estudo, os cientistas examinaram os hábitos de café da manhã de 186.168 pessoas no Reino Unido.

Os resultados revelaram que aqueles que adicionavam frutas secas ao cereal matinal tinham um risco significativamente menor de morte prematura. O mesmo aconteceu com os que adicionaram leite ao cereal. De acordo com os pesquisadores, o processo de secagem das frutas ajuda a concentrar nutrientes naturais, como potássio, ferro, magnésio e cálcio, além de fibras.

Segredo da longevidade: nozes

Vários estudos sugerem que um dos alimentos que mais auxiliam na longevidade são as nozes devido ao seu alto nível de ômega-3 e antioxidantes. São os únicos alimentos que "demonstraram melhorar a função arterial em questão de horas", explica Michael Greger, especialista americano e fundador da NutritionFact.

O consumo de nozes pode ajudar a reduzir o risco de doenças, incluindo as cardiovasculares, depressão e diabetes, e melhorar a função cognitiva, "ao mesmo tempo em que protege contra o declínio cognitivo relacionado à idade", revela a nutricionista Joanna Gregg.

"No aspecto antienvelhecimento, as nozes contribuem para a saúde do coração e do intestino, reduzem a inflamação e promovem um peso saudável, o que favorece a saúde ideal e a longevidade", acrescenta Gregg.

Um estudo publicado na revista Aging Research demonstrou uma relação significativa entre o consumo de nozes e o envelhecimento saudável. Os pesquisadores avaliaram a dieta, a saúde física, a memória e o status de doenças crônicas de uma amostra de 33.931 mulheres com idade entre 50 e 60 anos.

Os resultados demonstraram que 16% das mulheres que participaram do estudo se tornaram "idosas saudáveis" apresentando forte saúde mental e sem problemas de memória, doenças crônicas graves ou deficiências físicas. Participantes que consumiram pelo menos duas porções de nozes por semana tiveram 20% mais chances de serem classificados nessa categoria.