Notícias

Na Letônia, passeata homenageando soldados nazistas reúne centenas

Evento na capital Riga foi marcado por prisões e clima de tensão.
Na Letônia, passeata homenageando soldados nazistas reúne centenasAP / Roman Koksarov

No último sábado, centenas de pessoas reuniram-se nas ruas de Riga, capital da Letônia, para uma marcha anual que celebra a memória dos veteranos da SS Nazista que compunham a Legião Letã durante a Segunda Guerra Mundial.

No país integrante da OTAN, sentimentos ultranacionalistas mesclam-se com a russofobia ao passo que flores são depositadas como forma de homenagear aqueles que lutaram no lado alemão (e consequentemente contra Moscou).

Um dos participantes que integrava a marcha foi preso pela polícia local após levantar um pôster exibindo soldados matando judeus, de acordo com apuração do jornal Times of Israel. 

Outros veículos reportaram ainda que duas pessoas foram detidas por resistir à polícia após bradar, em russo, "Desgraça para a Letônia" e "Sem espaço para o fascismo". Os russos são minorias étnicas no país.

O jornal israelense conversou ainda com Joseph Koren, líder do movimento Letônia Sem Fascismo, que afirmou que a polícia não permitiu que seu movimento realizasse um protesto contrário.