Notícias

Um ano após a morte de Pelé, o legado do 'Rei do futebol' permanece no Brasil

O ex-jogador faleceu aos 82 anos após falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no cólon.
Um ano após a morte de Pelé, o legado do 'Rei do futebol' permanece no BrasilGettyimages.ru / Robert Cianflone

A morte de um dos mais importantes jogadores de futebol da história, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, o 'Rei do futebol', completou um ano nesta sexta-feira, 29 de dezembro. O ex-jogador faleceu aos 82 anos após falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no cólon.

Apesar de sua partida física, o legado de Pelé continua vivo nas mentes e nos corações de seus compatriotas, fazendo com que as homenagens tanto dentro, como fora do Brasil, jamais o deixem cair no esquecimento.

O craque do futebol nasceu em 1940 em Três Corações, uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, sua morte marcou o cenário esportivo mundial, já que participou de eventos importantes do futebol e ainda detém o título de jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo.

Em Santos, na cidade onde o craque se consagrou no futebol, os visitantes podem encontrar o Museu de Pelé, com mais de 600 itens do acervo pessoal do Atleta do Século.

Alguns dados da carreira de Pelé:

  • Disputou 1.364 partidas;

  • Marcou 1.282 gols, sendo 95 deles pela Seleção Brasileira;

  • Participou da conquista de três Copas do Mundo;

Pelé se aposentou em 1977, aos 37 anos de idade. Além de ser um astro nos estádios, Pelé também se tornou ministro do Esporte, aprovando uma lei que protegia os direitos dos esportistas na mudança de contratos de trabalho.