
Soldados soviéticos são homenageados na Venezuela 80 anos após a vitória contra o nazismo

Foi inaugurado nesta terça-feira (12) em Caracas, capital da Venezuela, um monumento em homenagem aos soldados soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. A estrutura, chamada de Monumento ao Soldado Desconhecido, foi erguida em comemoração ao 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.
A estátua representa três soldados, sendo que um deles segura a bandeira vermelha da União Soviética. Diante do monumento, foi acesa a Chama Eterna, como forma de homenagear as vítimas da guerra.
Segundo dados oficiais, a União Soviética perdeu cerca de 27 milhões de pessoas entre militares e civis durante o conflito, no período que ficou conhecido como Grande Guerra Pátria (1941-1945).

Essas perdas são consideradas uma das passagens mais trágicas da história mundial e ilustram a contribuição decisiva da URSS para a vitória contra o regime nazista.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, esteve na semana passada em Moscou para participar das celebrações do Dia da Vitória. Na ocasião, reuniu-se com o presidente da Rússia, Vladímir Putin.
Durante sua visita, Maduro declarou sua "admiração histórica infinita ao povo russo, aos povos do que foi a União Soviética, por a contribuição imensa que le deram à humanidade". Ele afirmou: "Salvaram a Europa e salvaram a humanidade", em referência aos soldados soviéticos.
