
Trump 'concorda em cumprimentar' o líder interino da Síria na Arábia Saudita

O presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, viajará para a Arábia Saudita na próxima quarta-feira (14) para se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, relata o jornal emirati The National, citando fontes do Ministério das Relações Exteriores da Síria.
Um funcionário anônimo da Casa Branca também disse a repórteres que Trump planeja se encontrar com Al Sharaa em Riad, onde chegou nesta terça-feira (13) para uma visita oficial .
"O presidente [Trump] concordou em cumprimentar o presidente sírio durante sua visita à Arábia Saudita amanhã", disse a autoridade americana.
De acordo com o The Times of Israel, o próprio Trump também confirmou que se encontrará com Al Sharaa, respondendo a um dos jornalistas em Riad. "Acho que sim", disse ele ao sair do Centro Internacional de Conferências Rei Abdul Aziz e entrar em sua limusine.

Sobre as sanções
De acordo com fontes do The National, Riad, atuando como mediador, propôs realizar uma "reunião de 45 minutos" entre os dois líderes.
"O levantamento das sanções será a prioridade da discussão [para a Al Sharaa]", disse um dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores da Síria ao veículo.
Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca na segunda-feira (11), Trump mencionou que está "trabalhando" com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan "na Síria".
"Teremos que tomar uma decisão sobre as sanções, que podemos muito bem flexibilizar. Talvez as retiremos da Síria porque queremos dar a eles um novo começo", disse ele.
Em dezembro de 2019, Trump assinou a chamada Lei César , que exige que o governo dos EUA imponha sanções a qualquer pessoa ou organização que faça negócios ou forneça financiamento ao governo sírio, agravando a crise econômica no país árabe.
