Líderes da América Latina se despedem de José 'Pepe' Mujica, ex-presidente do Uruguai

Os líderes da América Latina e da Europa, incluindo presidentes e ex-presidentes, manifestaram pesar pela morte do ex-presidente uruguaio José 'Pepe' Mujica, ocorrida nesta terça-feira (13), aos 89 anos. As homenagens destacaram sua trajetória política marcada pela simplicidade, firmeza ideológica e defesa da integração regional."
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota oficial lamentando a morte do ex-presidente, expressando seus pêsames e afirmando que o "Pepe Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações".
Falecimento do ex-Presidente “Pepe” Mujica: https://t.co/HORRk0EbqYpic.twitter.com/hBe41HqmJD
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) May 13, 2025
O atual presidente uruguaio Yamandú Orsi, que prestou homenagem ao líder em suas redes sociais. "Presidente, ativista, líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que nos deu e por seu profundo amor pelo povo", escreveu.
Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) May 13, 2025
A morte de Mujica mobilizou manifestações de pesar por parte de autoridades e ex-chefes de Estado da América Latina, que destacaram sua trajetória marcada pela simplicidade, compromisso social e defesa da integração regional.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, escreveu em seu telegram que Pepe foi um "Homem humilde e incansável lutador social, cuja vida foi de luta, enfrentando todas as vicissitudes com integridade e dignidade".
O mandatário venezuelano apontou que Mujica será lembrado "com carinho". "Desde a Venezuela revolucionária, libertária e herdeira de Bolívar e Chávez, enviamos um abraço fraterno ao povo de José Gervasio Artigas; nosso povo irmão. Honra e glória eterna ao 'Pepe' Mujica!", concluiu.
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que recebeu a notícia com tristeza e lembrou da amizade que mantinha com Mujica. "Lembro-me sempre de seus conselhos, cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria".
Nos duele profundamente la partida de mi hermano Pepe Mujica. Recuerdo siempre sus consejos llenos de experiencia y sabiduría. Él fue un ferviente creyente en la integración y en la Patria Grande. Quedan sus enseñanzas y su gran ejemplo. Hago llegar un abrazo a su familia,… pic.twitter.com/a1jEPiZNrC
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) May 13, 2025
O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, também homenageou o uruguaio. "Pepe nos deixou", escreveu em sua rede social.
Se nos fue Pepe...😢 pic.twitter.com/Kela9HtZhF
— Rafael Correa (@MashiRafael) May 13, 2025
Já o ex-presidente argentino Alberto Fernández destacou a postura ética de Mujica: "Um exemplo de austeridade em uma sociedade que recompensa quem acumula fortunas. Sem ser um, foi o melhor dos cristãos".
Pepe Mujica ha sido un ejemplo para una política que todo lo banaliza. Un ejemplo de austeridad en una sociedad que premia a quienes amasan fortunas. Sin serlo, ha sido el mejor de los cristianos. Sin Francisco y sin Pepe, el mundo se entristece y se debilita. Mi recuerdo por… pic.twitter.com/JgisZGt2CC
— Alberto Fernández (@alferdez) May 13, 2025
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou uma mensagem simbólica: "Adeus, amigo. Espero que um dia a América Latina tenha um hino. Espero que um dia a América do Sul se chame Amazônia", referindo-se a Mujica como "o grande revolucionário".
Ha muerto Pepe Mujica, el gran revolucionario, el presidente de Uruguay.Adios amigo. Ojalá América Latina, algun día, tenga himno, ojalá América del Sur se llame, algún día: Amazonía.Hoy creo firmemente que el proyecto de integración de América Latina, pasa por contruir,… pic.twitter.com/u6Lt9LJfaC
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 13, 2025
Fora do continente, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, declarou: "Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo amor à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica".
Un mundo mejor. En eso creyó, militó y vivió Pepe Mujica.La política cobra sentido cuando se vive así, desde el corazón. Mi cariño más profundo para su familia y para Uruguay.Eterno, Mujica.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) May 13, 2025
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, juntou-se ao luto regional pela morte do ex-presidente do Uruguai.
"Lamentamos profundamente a morte de nosso amado Pepe Mujica, um exemplo para a América Latina e para o mundo inteiro pela sabedoria, pensamento e simplicidade que o caracterizavam", escreveu Sheinbaum no X.
Lamentamos profundamente la muerte de nuestro querido Pepe Mujica, ejemplo para América Latina y el mundo entero por la sabiduría, pensamiento y sencillez que lo caracterizaron. Externamos nuestra tristeza y pésame a familiares, amigos y al pueblo de Uruguay. pic.twitter.com/ygakNsKesN
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) May 13, 2025
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015, após uma longa trajetória política e militante, marcada por sua participação no movimento Tupamaros, pelos anos de prisão durante a ditadura e por seu estilo de vida austero enquanto presidente.
