Notícias

China apoia luta pela soberania e independência da América Latina

Xi Jinping discursou na 4ª Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC e enfatizou que os membros da parceria devem permanecer unidos "em face às crescentes tensões geopolíticas".
China apoia luta pela soberania e independência da América LatinaGettyimages.ru / Pool

Pequim apoia os esforços dos países da América Latina e do Caribe na defesa de sua soberania, afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (13), ao discursar na Quarta Reunião Ministerial do Fórum China-Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

De acordo com o líder do gigante asiático, a China e as nações da América Latina e do Caribe, na condição de "importantes membros do Sul Global", devem permanecer unidas "diante do aumento das tensões geopolíticas, dos confrontos entre blocos" e das "crescentes correntes de unilateralismo e protecionismo".

Neste contexto, Xi prometeu que Pequim trabalhará com os países da região para preservar "o sistema internacional e falar em uníssono nos assuntos internacionais e regionais": "O mundo está vivendo um século de rápidas mudanças, com riscos diversos e mutuamente agravantes. Somente por meio da solidariedade e da cooperação os países podem manter a paz e a estabilidade mundiais", declarou Xi.