Lula diz que Brasil e China nunca estiveram tão próximos e aposta nos BRICS por nova ordem mundial

Já o presidente chinês, Xi Jinping ressaltou que o Brasil é "um pioneiro" de cooperação da China com América Latina e Caribe.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, durante coletiva de imprensa ao lado do líder chinês Xi Jinping, que a relação entre Brasil e China alcançou um patamar inédito.

Segundo Lula, a cooperação entre os dois países "nunca foi tão necessária" diante do cenário global atual. A declaração foi feita durante o Fórum CELAC-China, em Pequim.

"Não é exagero dizer que, apesar dos mais de 15 mil quilômetros que nos separa, nunca estivemos tão próximos", afirmou o presidente brasileiro.

Grupo fundamental

Ao comentar a parceria com a China, Lula ressaltou o papel do BRICS como uma das principais plataformas para encontros bilaterais e multilaterais entre os dois países.

"Os BRICS serão cada vez mais um espaço fundamental de coordenação do Sul Global para a construção de um mundo de uma ordem multipolar, mais justa e eficaz", declarou.

Ao lado de Lula, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que o Brasil é "um pioneiro" na cooperação da China com a América Latina e o Caribe.

QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.