
Maduro celebra tratado estratégico com Rússia e projeta nova fase na relação bilateral

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, celebrou nesta segunda-feira (12) o tratado de parceria estratégica assinado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, no dia 7 de maio.
Durante seu programa semanal de televisão, o presidente venezuelano destacou que o tratado coroa 24 anos de construção conjunta em diversas áreas. "É o primeiro tratado do mais alto nível de cooperação estratégica que assinamos", afirmou, sublinhando que pacto representa "um novo começo" na relação bilateral.

Segundo Maduro, o encontro com Putin durou cerca de duas horas e meia e incluiu discussões sobre comércio, energia, cooperação técnico-militar, tecnologia de satélites, integração educacional e intercâmbios culturais.
Além da reunião entre os chefes de Estado, houve um segundo momento com a participação das delegações ministeriais de ambos os países. Um dos temas abordados foi a ampliação da conexão aérea entre Caracas e Moscou.
"Precisamos conseguir uma interconexão diária com voos da Venezuela para a Rússia e da Rússia para a Venezuela", afirmou Maduro, acrescentando que a ligação aérea "já começou" e que a expectativa é expandi-la para fomentar o turismo. "Há inúmeros relatos de visitas de cidadãos russos à Ilha Margarita e a Caracas", destacou.
