O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversou pelo telefone nesta segunda-feira (12) com o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, e destacou que não se deve desperdiçar a oportunidade de iniciar diálogos para a paz com a Rússia.
Segundo comunicado da Direção de Comunicação da Presidência da Turquia, Erdogan "declarou que lhe parecia extremamente importante a vontade da Rússia e da Ucrânia de retomar as negociações diretas" e assegurou que a Turquia está disposta a prestar o "apoio necessário em todas as etapas do processo".
"O presidente declarou que ficaria feliz em receber as delegações russa e ucraniana na Turquia para negociações de paz", afirma o comunicado.
Durante a conversa com Zelensky, o presidente turco também ressaltou que "um cessar-fogo completo proporcionaria o ambiente necessário para o início das negociações de paz e que não se deve perder a janela de oportunidade que se abriu".
A proposta de Putin para reiniciar as negociações
Anteriormente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs retomar no dia 15 de maio, sem condições prévias, as negociações diretas entre Kiev e Moscou que foram interrompidas em 2022.
Nesse contexto, reiterou mais uma vez que o país euroasiático nunca abandonou o diálogo com a parte ucraniana; quem o fez foi a Ucrânia ao se retirar das negociações com a Rússia.
Após essa proposta, o líder russo conversou com Erdogan, e o presidente turco afirmou que recebia com satisfação a proposta de retomar os diálogos.
"A Turquia está disposta a acolher e sediar as negociações que conduzam a uma solução duradoura", diz o comunicado do gabinete de Erdogan.
Por sua vez, o líder do regime de Kiev afirmou estar disposto a manter um diálogo direto com o mandatário russo.