Notícias

'Está em seu fim': esposa confirma estado terminal de Pepe Mujica

Ex-presidente uruguaio recebe cuidados paliativos e não votou nas últimas eleições locais.
'Está em seu fim': esposa confirma estado terminal de Pepe MujicaGettyimages.ru / Gerardo Vieyra/NurPhoto

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 89 anos, está em estado terminal e sob cuidados paliativos. A informação foi confirmada por sua esposa, Lucía Topolansky, no domingo (11), após o ex-mandatário não comparecer às eleições departamentais no país.

"Está em seu fim", declarou Topolansky à rádio uruguaia Sarandí. Ela também explicou que a ausência de Mujica nas urnas ocorreu por recomendação médica. "Sair de carro era demais para ele, e a médica recomendou que não fosse", disse.

Topolansky, que também foi vice-presidente do país, afirmou que os profissionais de saúde estão "tentando fazer com que isso aconteça da melhor forma possível" e falou o momento atual como "um final anunciado".

Segundo ela, o casal busca preservar a privacidade familiar. "Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi", completou.

Mujica revelou em janeiro que o câncer no esôfago se espalhou para seu fígado. Na época, destacou que não poderia realizar tratamentos invasivos por conta de outras condições crônicas. "Não consigo pará-lo com nada", afirmou.

O ex-presidente convive há mais de duas décadas com uma doença imunológica que compromete seus rins, dificultando ainda mais qualquer abordagem médica.

Reconhecido mundialmente por sua postura austera e simples, Mujica declarou estar "tranquilo e grato" diante do fim. "A vida é uma bela aventura e um milagre", refletiu.