O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, classificou como "muito bom" o acordo firmado entre Estados Unidos e China para redução mútua de tarifas comerciais nesta segunda-feira (12). A declaração foi feita durante participação em um evento da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
"O governo do presidente Lula defende o multilateralismo e o livre comércio. Então, ter um entendimento é facilitar o comércio. O comércio exterior é emprego e renda. Quem ganha é a população", afirmou Alckmin.
Ele ainda destacou o impacto global da medida. "É muito bom que haja um entendimento entre Estados Unidos e China. Os 2 maiores PIBs [Produtos Internos Brutos] do mundo, economias importantíssimas", disse.
Alckmin assumiu interinamente a Presidência da República durante a viagem oficial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China. Lula tem encontro previsto com o presidente chinês, Xi Jinping.
O acordo entre as duas potências, que prevê a redução temporária de tarifas de importação, foi firmado após um período de tensões comerciais. O acerto vale por 90 dias, a partir de 14 de maio.