Notícias

Presidência brasileira do BRICS aprova declaração unânime para fortalecer turismo no bloco

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, qualificou a "Declaração do Cerrado" como um "marco na história do desenvolvimento do turismo global".
Presidência brasileira do BRICS aprova declaração unânime para fortalecer turismo no blocoIsabela Castilho | BRICS Brasil

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, comunicou que os países-membros do BRICS chegaram a um acordo de forma unânime para impulsionar o turismo entre as nações do bloco, após reunião nesta segunda-feira (12). Denominada "Declaração do Cerrado", o documento promete ser um "marco na história do desenvolvimento do turismo global", de acordo com o titular da pasta.

O ministro detalhou que o texto define como os países devem trabalhar e perceber o turismo em seus governos, pensando no fortalecimento de elementos considerados únicos e privilegiados de cada nação, buscando assim a complementaridade para atração de estrangeiros. 

Entre as seis areas chaves para cooperação entre os países, estão: infraestrutura, diversificação da oferta turística, qualificação profissional, cooperação público-privada, financiamento e incentivos, e promoção turística. 

Sabino ressaltou que os países do BRICS "formam o maior mercado consumidor, formam a maior economia, formam, inclusive, o maior número de turistas", sendo portanto fundamentais para o crescimento do turismo brasileiro.

O ministro destacou a vantagem do Brasil em áreas como o ecoturismo e o turismo de aventura. Essas categorias de turismo permitem a manutenção de áreas e práticas de preservação, valorizando o Turismo Sustentável.

De acordo com Celso Sabino, o Governo Federal optou por valorizar o turismo como "uma das próximas matrizes econômicas que vão sustentar nossa economia", ressaltando o investimento realizado nas diferentes regiões do país.

Nesse sentido, o funcionário apontou que esses investimentos não se restringem em melhorar a estadia dos visitantes, mas beneficiam toda a população residente nessas cidades. Mesmo reconhecendo que a infraestrutura não alcança o desenvolvimento esperado, especialmente em zonas afastadas dos grandes centros, o ministro afirmou que o governo está fazendo um esforço significativo para mitigar tais disparidades.

Sabino mencionou iniciativas de investimento em estados da região Norte do Brasil, particularmente o Pará, que sediará em sua capital o evento da COP30 em novembro de 2025.

Outros assuntos tratados foram a atração de nômades digitais; o debate sobre turismo sustentável durante a COP30, a ser realizada em novembro de 2025; e a permissão de cassinos para operarem em âmbito nacional, visando a atração de visitantes.

Sobre o impacto do mercado asiático no turismo brasileiro, Sabino destacou o crescimento "significativo" de turistas japoneses e chineses.

Além de eventos asiáticos, o país também foi homenageado pela maior feira de turismo da América Latina, a Feria Internacional de Turismo Buenos Aires, em setembro de 2024, e pela FITUR, um dos maiores eventos do setor, em Madrid, no início de 2025.