
Lavrov e homólogo turco discutem iniciativa de Putin em estabelecer diálogo direto com Kiev

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e seu homólogo turco, Hakan Fidan, conversaram pelo telefone nesta segunda-feira sobre a iniciativa do presidente russo, Vladimir Putin, de estabelecer diálogos diretos e sem pré-condições com Kiev.
A chancelaria russa informou, através de um comunicado, que os ministros discutiram questões relacionadas com a iniciativa de Putin para o fim do conflito ucraniano, buscando negociações diretas com Kiev no dia 15 de maio, em Istambul, capital da Turquia.

A proposta russa ocorre após as negociações diretas entre Kiev e Moscou terem se encerrado em 2022. Putin, ao declarar sua proposta, reafirmou que Moscou nunca abandonou o processo diplomático — ao contrário de Kiev, que se retirou das tratativas em 2022.
Após o anúncio, Putin conversou com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, que declarou estar pronto para sediar as conversas. "A Turquia está disposta a receber negociações que levem a uma solução duradoura", informou o gabinete do presidente turco.
O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, afirmou estar disposto a manter um diálogo direto com o presidente russo.
