
China investirá R$ 27 bilhões no Brasil, anuncia governo Lula

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta segunda-feira (12), em Pequim, uma nova onda de investimentos chineses no Brasil, no valor de 27 bilhões de reais.

O anúncio foi feito após um fórum empresarial com a participação de autoridades chinesas e brasileiras, parlamentares e cerca de 200 empresários do país sul-americano.
O objetivo da viagem - que também incluiu uma parada anterior na Rússia - é fortalecer a relação estratégica entre o Brasil e a China, seu principal parceiro comercial.
De acordo com governo brasileiro, há um amplo espaço para aumentar as exportações para o país asiático, especialmente no atual contexto da guerra comercial entre a China e os EUA.
"Na última década, a China saltou da 14ª para a 5ª posição no ranking de investimento direto no Brasil. Trata-se do principal investidor asiático em nosso país, com estoque de mais de US$ 54 bilhões", declarou Lula após o evento, citado pelo g1.
Espera-se que a China investirá no Brasil em setores que vão desde a indústria até novas marcas comerciais e de serviços.
A lista inclui investimentos da fabricante chinesa de automóveis GWM e a abertura de fábricas de semicondutores em São Paulo e Manaus. Também está prevista a chegada ao Brasil da Mixue, a maior rede de fast food do mundo, e do aplicativo de delivery Keeta. Além disso, estão planejados investimentos em aviação, mineração e produtos farmacêuticos.
