
Reino Unido envia tanques 'fakes' para Ucrânia

O Reino Unido está enviando para a Ucrânia maquetes realistas de sistemas de defesa antiaérea e tanques, segundo informou o jornal The Times no sábado. Os modelos são entregues em peças, fáceis de montar, e funcionam como iscas para enganar as tropas russas, servindo de alvos falsos no campo de batalha.

O comandante do esquadrão da Força Aérea Real, Lowry Simner, explicou que, com o uso de satélites e drones, tornou-se mais fácil diferenciar tanques reais dos infláveis usados na Segunda Guerra Mundial. Por isso, a força-tarefa Kindred, ligada ao Ministério da Defesa britânico, desenvolveu novos "métodos de fraude” com apoio de especialistas.
As equipes produzem imagens digitais de veículos militares, como os tanques Challenger 2 e as unidades de artilharia autopropulsada AS-90, imprimem em materiais especiais e enviam à Ucrânia, onde os modelos são montados rapidamente. As réplicas são então posicionadas nas linhas de combate.
"Eles se parecem exatamente com os reais", disse o coronel Ollie Todd, da Royal Marines. Segundo ele, além de cinco veículos de combate verdadeiros, o Reino Unido pode entregar até 30 modelos falsos a Kiev, que são difíceis de distinguir a uma distância de até 25 metros.
Entre as "iscas" fabricadas pela empresa tcheca Inflatech estão imitações de tanques, obuseiros, sistemas de mísseis — inclusive o americano HIMARS — e até aviões.
