Erdogan acolhe a proposta de Putin e concorda em sediar negociações de paz na Turquia

O presidente russo propôs a retomada das conversas diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira, 15 de maio, na cidade turca de Istambul.

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou hoje com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, depois de propor um diálogo direto com Kiev sem condições prévias.

Durante o diálogo, os dois presidentes discutiram o estado das relações bilaterais entre a Turquia e a Rússia, bem como questões regionais e globais, informou a administração de Erdogan.

O presidente turco também disse que acolheu com satisfação a declaração do presidente russo sobre a continuação das conversas de paz entre a Rússia e a Ucrânia em Istambul.

"Durante a ligação telefônica, o presidente Erdogan disse ao presidente Putin que recebeu bem o anúncio do presidente russo de que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia serão retomadas em Istambul, e que a Turquia está pronta para sediar negociações que levem a uma solução duradoura", diz a declaração do gabinete de Erdogan.

De acordo com a declaração, o presidente turco saudou a abertura de "uma janela de oportunidade para a paz".

No domingo, Putin propôs retomar as conversas diretas com a Ucrânia na quinta-feira, 15 de maio, na cidade turca de Istambul, onde as negociações entre as duas partes foram realizadas antes que a Ucrânia decidisse abandoná-las.

Ele acrescentou que uma conversa telefônica entre ele e Erdogan estava programada para acontecer, com o objetivo de pedir a ele assistência na realização dessas negociações.

Ao comentar sobre o conflito, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo que "uma grande semana está chegando". "Um dia potencialmente grandioso [está chegando] para a Rússia e a Ucrânia [...] Será um mundo totalmente novo e muito melhor", escreveu ele em suas redes sociais.