Lula chega à China, onde deve se reunir com Xi jinping

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, chegou neste sábado (10) à Pequim, por ocasião do fórum Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac)-China.
''A previsão é que ocorra assinatura de atos nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura'', informou o Itamaraty previamente.
Boa tarde Brasil, boa noite China. Acabo de chegar em Pequim, onde vamos fechar novas parcerias e assinar acordos de cooperação em múltiplas áreas. É mais um grande passo na relação de amizade e proximidade estratégica com a China, maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.… pic.twitter.com/MFeaVdsJVI
— Lula (@LulaOficial) May 10, 2025
De acordo com o embaixador Eduardo Paes Saboia, a visita ainda terá como pauta a ''visão convergente dos dois países em matéria de defesa do multilateralismo, defesa da reforma da governança global e apoio às funções pacíficas".
Neste sábado, em uma coletiva de imprensa a jornalistas em Moscou, o presidente brasileiro afirmou que conversaria com seu homólogo chinês, Xi Jinping, já no domingo.
