Notícias

Ucrânia se diz pronta para cessar-fogo de 30 dias

Moscou manifestou sua disposição a discutir uma trégua, mas insiste que ela também deve incluir a interrupção do fornecimento de armas pelo Ocidente.
Ucrânia se diz pronta para cessar-fogo de 30 diasGettyimages.ru / Laurel Chor

Kiev está pronta para declarar um cessar-fogo de 30 dias no conflito com a Rússia a partir de 12 de maio, disse o ministro das Relações Exteriores, Andrei Sibiga, neste sábado.

"A Ucrânia e todos os seus aliados estão prontos para declarar um cessar-fogo total e incondicional em terra, mar e ar por pelo menos 30 dias a partir de segunda-feira", escreveu ele nas redes sociais após uma reunião de cúpula da chamada "coalizão dos dispostos" de Kiev.

No início do dia, o presidente francês Emmanuel Macron, o novo chanceler alemão Friedrich Merz, e os primeiros-ministros do Reino Unido e da Polônia, Keir Starmer e Donald Tusk, chegaram à capital ucraniana para participar do evento.

Após a reunião, os líderes e Vladimir Zelensky mantiveram "uma conversa frutífera" com o presidente dos EUA, Donald Trump, "com foco nos esforços de paz".

"Se a Rússia concordar e um monitoramento eficaz for garantido, um cessar-fogo duradouro e medidas de construção de confiança podem abrir caminho para negociações de paz", escreveu Sibiga.

Posição da Rússia

Moscou rejeita uma trégua temporária sem que o fornecimento de armas a Kiev seja cortado, e insiste que as autoridades ucranianas usarão esse período para rearmar e reabastecer o exército. Além disso, todos os cessar-fogos anunciados anteriormente foram violados pela Ucrânia.

Depois que o presidente russo Vladimir Putin anunciou um cessar-fogo de três dias para marcar o 80º aniversário da vitória da URSS sobre a Alemanha nazista, foi registrado um total de 9.318 violações do cessar-fogo.

Por sua vez, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, criticou os líderes europeus pelos ultimatos que fizeram a Moscou:

"Macron, Merz, Starmer e Tusk deveriam discutir a paz em Kiev. Em vez disso, eles estão proferindo ameaças contra a Rússia. Ou uma trégua para o descanso das hordas de Banderitas ou novas sanções. Você acha que isso é inteligente, hein? Enfiem esses planos de paz em suas bundas pangênero!", escreveu Medvedev em sua conta no X.