
Vucic se encontra com Putin: 'Estamos muito gratos ao Exército Vermelho'

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com seu homólogo sérvio, Aleksandar Vucic, em Moscou, nesta sexta-feira, como parte da visita deste último para participar de eventos que marcam o 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.
O presidente russo observou que aprecia a participação pessoal de Vucic nas comemorações do Dia da Vitória, apesar dos obstáculos da UE.
"Agradeço sinceramente o fato de que em um dia tão significativo, no 80º aniversário da Grande Vitória, o senhor esteja conosco em Moscou, participando pessoalmente dos eventos solenes do aniversário", afirmou Putin. "Embora eu saiba que eles tentaram desencorajá-lo e criaram certos problemas logísticos, apesar de tudo, o senhor está aqui conosco e nós o apreciamos muito", acrescentou.

Por sua vez, o chefe de Estado sérvio falou em russo ao agradecer a Putin pela recepção e parabenizá-lo pela ocasião. "Este é um dia muito importante para nós, sérvios", declarou Vucic. "Temos orgulho do papel de nosso povo na libertação de nosso país contra os invasores nazistas e somos muito gratos ao Exército Vermelho, ao Exército Soviético, por ter desempenhado um grande papel nessa libertação", acrescentou.
O presidente sérvio também expressou seu agradecimento pessoal a Putin "por seu enorme apoio" à integridade territorial e à soberania de seu país, bem como pela "contribuição extraordinária" ao desenvolvimento das relações bilaterais.
Além disso, Vucic destacou a cooperação entre a Rússia e a Sérvia na esfera energética, que se reflete em um contrato de gás de longo prazo com condições muito boas. "Esperamos que possamos manter essas condições e, se me permitem, até mesmo melhorá-las", finalizou.
Anteriormente, Vucic defendeu sua visita a Moscou após a Lituânia e a Letônia terem proibido seu avião de sobrevoar seus territórios em direção à Rússia. "Eu dei minha palavra ao presidente Putin de que estaria aqui hoje e mantive minha palavra", comentou, acrescentando que a comemoração do Dia da Vitória "também é muito importante" para o povo sérvio.
O líder sérvio admitiu que os membros da delegação e ele próprio se sentem em casa no país eurasiático. "O papel da Rússia é importante e, junto com vocês, temos a tarefa de impedir a revisão da história. E hoje mostramos o que temos que fazer juntos", enfatizou.
As autoridades da União Europeia advertiram os líderes dos estados-membros do bloco e dos países candidatos que se opõem à participação nas comemorações do Dia da Vitória. A Sérvia solicitou sua adesão à UE em 2009 e foi declarada candidata a membro em 2012.
