Em reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que a medida fere o livre comércio e a soberania dos países.
"As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação, de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes do respeito à soberania dos países que nós temos que ter", afirmou Lula.
O presidente brasileiro chegou a Moscou na quarta-feira (7) para participar das comemorações pelos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial.
Ele declarou ter levado à capital russa temas "extremamente importantes para o futuro do Brasil e da Rússia".
Brasil e Rússia devem firmar acordos nas áreas de ciência e tecnologia durante a visita, segundo o Itamaraty.
- Em 2 de abril, Donald Trump havia anunciado tarifas elevadas, com imposto de 20% sobre produtos da União Europeia e uma taxa básica de 10% sobre a maioria dos demais países.
- Com o colapso dos mercados financeiros, Trump suspendeu as tarifas mais altas por 90 dias, com o objetivo de facilitar negociações. Nesse período, aplicou uma tarifa reduzida de 10% a mais de 75 países que teriam procurado os EUA para discutir as medidas e não adotaram retaliações.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.