Notícias

Putin destaca papel do Brasil na luta contra nazifascismo

O presidente russo citou participação brasileira na Segunda Guerra; ainda durante a visita de Lula a Moscou, Brasil e Rússia devem assinar acordos nas áreas de ciência e tecnologia.
Putin destaca papel do Brasil na luta contra nazifascismokremlin.ru

O Brasil contribuiu para a derrota da Alemanha nazista, afirmou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao lembrar que o país integrou a coalizão anti-Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin se reuniram nesta sexta-feira (9) em Moscou, no Grande Palácio do Kremlin.

"O Dia da Vitória sempre terá um significado especial para nossos povos que lutaram contra o fascismo", afirmou o presidente russo, ao lembrar que o Brasil também integrou a coalizão anti-Hitler, atuando nos combates na Itália e contribuindo para a vitória sobre o inimigo.

Putin acrescentou que o Brasil enobrece esses feitos ao participar das comemorações do 9 de Maio em Moscou.

Relações bilaterais 

O presidente russo afirmou que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo e que os contatos de alto nível são frequentes.

"O comércio bilateral está se desenvolvendo. Gostaria de observar que o Brasil é responsável por uma parte significativa do nosso volume de negócios com a América Latina e o Caribe", disse Putin.

Ele afirmou também que a Rússia segue como maior fornecedora de derivados de petróleo e fertilizantes minerais ao mercado brasileiro, enquanto o Brasil lidera as importações russas de alimentos.

"Cooperamos estreitamente na arena internacional", disse o presidente, referindo-se à atuação conjunta na ONU, no BRICS e no G20.

Chegada à Rússia

Lula desembarcou em Moscou na quarta-feira (7) para participar das comemorações pelo 80º aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. Durante a visita, o presidente participa das celebrações oficiais e tem previstas duas reuniões bilaterais: uma com o presidente russo, Vladimir Putin, e outra com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

Brasil e Rússia devem assinar acordos nas áreas de ciência e tecnologia durante a visita, segundo informou o Itamaraty.