A vitória da União Soviética sobre o fascismo determinou o destino e o futuro da humanidade, afirmou Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, em discurso nesta sexta-feira (9), durante visita à Embaixada da Rússia em Pyongyang para celebrar os 80 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
O líder, acompanhado da filha e de líderes do Partido dos Trabalhadores da Coreia e do Estado norte-coreano, esteve na sede diplomática para celebrar a data e transmitir saudações e felicitações às autoridades e ao povo russo em nome de todo o país.
No pronunciamento, Kim mencionou o valor inestimável e o impacto eterno do dia em que o Exército e o povo soviético derrotaram o fascismo, dizendo que esse feito determinou o rumo da humanidade.
Ele reafirmou o compromisso da Coreia do Norte com o fortalecimento da tradição, dos "nobres fundamentos ideológicos" e da "aliança invencível" com Moscou.
"As atividades realizadas pela liderança suprema da RPDC [Coreia do Norte] são uma demonstração clara da firme vontade de promover ativamente a soberania e a dignidade dos dois países, a paz e a felicidade de seus povos, bem como a paz e a segurança da região por meio do poder da amizade, que se transformou em um verdadeiro relacionamento estratégico e de camaradagem na nova era", disse.
"Vejo isso como uma perspectiva única no desenvolvimento das relações entre dois países e dois povos. Pyongyang e Moscou estarão sempre juntas", concluiu.